Banco da Amazônia promoverá Webinar sobre FNO Itinerante em Roraima

As reuniões esclarecerão sobre o acesso ao FNO e serão on-line transmitidas pelo Youtube 

Nesta quarta-feira, 18/08, o Banco da Amazônia (Basa) irá promover o Webinar sobre o FNO Itinerante no estado de Roraima. O evento vai esclarecer como obter financiamento com o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) que dispõe das taxas de juros mais atrativas do mercado e prazos maiores de pagamento. 


A ação FNO Itinerante objetiva oferecer facilidades de operacionalização de propostas por meios digitais e realizar Renegociação e liquidação de dívidas do FNO que é o principal instrumento econômico-financeiro para o estímulo das atividades econômicas em bases sustentáveis na região Norte. 

De acordo com o superintendente regional do Amazonas e Roraima, Esmar Prado, o Basa e o FNO estão presentes em todos os 450 municípios da região Norte e respondem por 64% do crédito de fomento da região, priorizando o atendimento aos pequenos portes e com destaque aos financiamentos de longo prazo. 

O superintendente informa que a ação não foi realizada em 2020 em função da pandemia da Covid-19, que gerou grave crise econômica no país. \”Os recursos do FNO serviram para muitos empreendedores, possibilitando a realização de negócios, gerando emprego e renda, em conformidade à sua missão institucional de desenvolver uma Amazônia Sustentável com crédito e soluções eficazes\”, comentou.   

Origem 

O FNO Itinerante teve início com projeto piloto em 2010. Os ganhos sociais obtidos com a realização do FNO Itinerante foram fundamentais na visibilidade institucional à ação de governo, no cumprimento de levar crédito de fomento a todos os municípios da Região e no alinhamento às diretrizes e prioridades da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).  

Enquanto administrador dos recursos, o Banco da Amazônia efetua operações que atendam prioritariamente aos segmentos produtivos de menor porte (mini/micro, pequenos e pequeno-médios empreendedores e microempreendedores individuais); agricultura de base familiar; empreendimentos que utilizem matérias-primas e mão de obra local e que produzam alimentos básicos para consumo da população e projetos sustentáveis, com vista à geração de trabalho e renda à população local. 

O FNO apresenta recursos oriundos da arrecadação do Imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza (IR) e do Imposto sobre produtos industrializados (IPI). É um instrumento financeiro substancial e tem o Banco da Amazônia como administrador dos recursos, guiado pelas diretrizes do MDR e da Sudam, colocam a Região Norte na rota do desenvolvimento, atendendo desse modo, ao objetivo principal da Política de Desenvolvimento do país, na redução da pobreza e das desigualdades regionais. 

O evento contará com a participação da Superintendência regional do Basa, SEBRAE, Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e outros parceiros como empresas de assistências técnicas. 

Perguntas poderão ser enviadas via chat on-line ao vivo para os participantes da live.

As ações serão on-line, transmitidas pelo Youtube – https://youtu.be/e0a3mKXbESA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 17:00 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday