A importância e as vantagens da sustentabilidade para sua marca

É cada vez mais presente a aplicação da sustentabilidade corporativa nas empresas. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberge), que foi realizada com 105 companhias nacionais e multinacionais, mais de 70% das instituições investem nestas ações para melhorar a imagem e reputação da marca no mercado. 

Tais indicadores só demonstram que as companhias perceberam que adotar uma postura responsável com o planeta e a sociedade é fundamental para a longevidade dos negócios, pois é uma forma das companhias se posicionarem positivamente perante o seu público. 

No post de hoje, mostraremos que as práticas sustentáveis podem ter impacto não só na preservação do ecossistema, mas no bem-estar dos colaboradores e na reputação a longo prazo das organizações. Boa leitura!

Como promover a sustentabilidade nos negócios?

As empresas nascem com o propósito de evoluir e conquistar seu espaço no mercado de trabalho. Neste contexto, são muitos os desafios enfrentados, mas existe um atributo que pode dar a elas vantagem competitiva: a sustentabilidade. 

E para aplicar esse conceito no dia a dia, as instituições precisam levar em consideração os aspectos econômicos, sociais e ambientais, que formam a metodologia chamada Tripé da Sustentabilidade. 

Todos os tópicos que compõem este tripé devem ser geridos com equilíbrio pelos empreendedores. A preocupação com a coletividade, aliada ao cuidado com a natureza, sem deixar de implantar atividades que sejam lucrativas para o negócio, deve ser o pilar no dia a dia das organizações.

Quais são os tipos de sustentabilidade?

Para facilitar sua compreensão e, quem sabe, ajudá-lo a pensar meios de promover a sustentabilidade no seu negócio, separamos abaixo os principais tipos. Confira!

Preservação ambiental

Empresas que se preocupam com os recursos naturais têm perfil inovador, pois estão sempre buscando revisar processos e explorar novas tendências. 

Companhias ecologicamente conscientes conseguem ter profissionais mais engajados na causa, favorecendo a sensação de pertencimento, fazendo com que eles se transformem em multiplicadores do discurso institucional. 

Neste contexto, é possível criar a cultura de responsabilidade dentro da organização e, perante o público externo, você conseguirá consolidar uma reputação ecologicamente correta, o que é extremamente positivo.

Sustentabilidade Corporativa

Empresas com olhar sensível para esta questão investem em benefícios e honram compromissos como pagamento de salários em dia, fato que permite aos colaboradores ter uma vida sustentável em suas respectivas comunidades. 

Tais ações potencializam a lealdade dos colaboradores, impactando positivamente na performance e na criatividade destes profissionais nas suas atribuições. Além disso, eles se sentem mais motivados em participar de projetos mais longevos, com o intuito de contribuir para o sucesso corporativo. 

A motivação no ambiente corporativo faz com que eles propaguem a divulgação dos produtos e serviços nas localidades onde vivem, se transformando em defensores da instituição.

Práticas comerciais responsáveis

As negociações das empresas devem seguir premissas ecologicamente sustentáveis. Portanto, qualquer operação que prejudique a imagem da companhia, por mais lucrativa que seja, precisa ser vetada. 

Neste aspecto, é essencial que se implante uma política dentro da cadeia de suprimentos para garantir uma conduta ética, inclusive na aquisição de produtos ecologicamente corretos e no corte de relações comerciais com fornecedores e países que tenham má reputação em preservação ambiental.

Quais os benefícios da sustentabilidade para as empresas?

A sustentabilidade traz inúmeras vantagens para os setores da sociedade. Veja em quais áreas esse conceito é capaz de chegar:

Esfera social

As atividades de cunho social desenvolvem em colaboradores, gestores e acionistas uma consciência voltada para o desenvolvimento sustentável. 

Os programas educacionais e de inclusão social são ótimos exemplos de promover o amplo acesso a projetos de qualificação por parte dos colaboradores, jovens e pessoas com deficiência, com o intuito de viabilizar o crescimento e contribuindo para seu bem-estar. 

Outra frente de trabalho é o investimento na comunidade do entorno com ações que levem benefícios para os moradores.

Biblioteca comunitária, mutirão de combate à dengue e instalação de coleta de materiais recicláveis são algumas das formas que podem ser exploradas.

Esfera ambiental

Estimular a aplicação de políticas de consumo consciente dos recursos naturais e redução dos impactos das suas atividades ao meio ambiente, são formas de aplicar a sustentabilidades nas localidade de atuação. 

Reduzir os gastos dos insumos, reduzir o volume de resíduos descartados e aplicação de ações como uso racional da água e investimento em fontes de energia renovável são formas de preservar nosso ecossistema.

Esfera econômica

Neste contexto corporativo, nós podemos destacar a abertura para a participação dos clientes e comunidade na elaboração de novos produtos como um dos mecanismos de contribuição na área financeira. 

Tal prática só reforça a transparência da companhia, além de potencializar a participação de todos no desenvolvimento do negócio.

Além disso, a empresa deve trabalhar de forma alinhada com obrigações ambientais como Política Nacional de Resíduos Sólidos, e o transporte seguro de resíduos entre outros.

Como investir em políticas de sustentabilidade com eficiência?

É fundamental contar com parceiros na hora de aplicar políticas de sustentabilidade no seu dia a dia.  

O Banco da Amazônia é uma instituição que acredita no empreendedorismo consciente como um dos principais mecanismos para fomentar políticas de geração de riqueza em parceria com a natureza, visando o bem-estar da população e dos negócios. 

A consolidação desse novo paradigma é um dos pilares da sua gestão, que está direcionada em atender não só o interesse dos seus acionistas, mas também dos colaboradores, dos órgãos governamentais e não-governamentais, das comunidades onde atuam e, enfim, de toda a coletividade. 

Neste contexto, as políticas de sustentabilidade do banco têm o propósito de prestar contas e manter relações duradouras e transparentes junto aos seus públicos de interesse. 

Conclusão

A proposta deste post é mostrar que equilibrar ações que visem o lucro e o bem-estar social é o melhor caminho para consolidar um negócio duradouro e rentável. 

Seu negócio tem, no BASA, um grande aliado. Se precisar de ajuda, não perca tempo e entre em contato com nossa equipe! Será um prazer atendê-lo.

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