Publicado o resultado do Edital de Pesquisa Científica e Tecnológica 2022 do Basa

O Banco da Amazônia (Basa) divulga nesta quarta-feira, 18 de maio, o resultado final da terceira edição do Edital de Seleção Pública de Pesquisa Científica e Tecnológica 2022. Foram escolhidos 24 projetos de onze instituições de pesquisa, que receberão um investimento de R$ 2,2 milhões pelo Banco. Neste ano, serão liberados mais de R$ 816 mil para o início dos projetos. O Edital vai contemplar 206 pesquisadores de forma direta e indireta de toda a Amazônia.

O pesquisador Oriel Filgueira de Lemos foi o primeiro lugar dentre os classificados com o projeto “Produção da Pimenta-do-reino em tutor vivo de Gliricídia: Alternativa sustentável para agricultura familiar”. Para ele, o presente edital cria oportunidades para o Pará desenvolver processos e produtos inovadores para o agronegócio paraense. “Permiti consolidar esses grupos de pesquisas a avançar na geração de tecnologias sustentáveis”, pontuou.

Para a gerente executiva de Planejamento (Gplan), Márcia Mithie, o balanço é positivo. Todos os 24 projetos classificados passaram por um rigoroso processo de análise e avaliação, levando em consideração os critérios técnicos, coerência, contribuição regional, inovação e originalidade, além da relevância das propostas junto à instituição. “Com este edital, o Basa reforça o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da região superando o valor dos últimos editais”, comentou.

A coordenadora de sustentabilidade do Basa, Samara Farias, informa que este Edital vai contemplar 206 pesquisadores de forma direta e indireta. Os prazos vigentes dos contratos serão de 18 a 36 meses, de acordo com a formação e desenvolvimento do projeto em questão.

Edital de Pesquisas

A terceira edição do Edital de Pesquisa Científica e Tecnológica 2022 do Basa teve o período de inscrições aberto no período de fevereiro a março de 2022. O objetivo do Edital é incentivar o desenvolvimento de pesquisas voltadas exclusivamente para o desenvolvimento dos estados que compõem a Amazônia Legal, fomentando projetos sustentáveis e reforçando a agenda Ambiental, Social e de Governança (ASG) do Banco da Amazônia para implementação de políticas públicas para promover as boas práticas na sociedade.

A relação completa com os projetos contemplados podem ser conferidos no site do Banco da Amazônia: https://www.bancoamazonia.com.br/index.php/projetos-de-pesquisa-cientifica