Estão abertas, até o dia 30 de setembro de 2021, as inscrições para os prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, criados para o reconhecimento de projetos, instituições, empresas e personalidades que se destacam no desenvolvimento sustentável da região amazônica. As premiações contam com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), entre outros.
Samuel Isaac Benchimol foi um grande pensador da Amazônia. Sua morte, em 2002, abriu um grande vazio na reflexão sobre a região. Essa ausência levou o então Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) a estimular a discussão sobre o espaço continental amazônico e, em 2003, idealizou o Prêmio Prof. Samuel Benchimol. Entre os objetivos principais dessa homenagem estava a pensar a Amazônia em variadas dimensões, estimulando a criação e a implementação de projetos para o desenvolvimento sustentável da região, visando ao aumento da produtividade das empresas, exploração de recursos naturais sem impacto ambiental e melhoria da qualidade de vida da sua população.
E assim, em 2004, com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Ação Pró-Amazônia, do Sebrae e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o Prêmio Professor Samuel Benchimol foi oficialmente instituído. O prêmio, por sua vez, busca reconhecer iniciativas e trajetórias pioneiras à compreensão da Amazônia e desvendar novos caminhos em prol do desenvolvimento sustentável da região. Além disso, está dividido em duas naturezas de premiação: uma para a identificação de projetos inovadores, contemplando três categorias nas áreas ambiental, econômico-tecnológica e social; e outra para reconhecimento de personalidades que contribuem para o desenvolvimento da região (categoria Personalidade Amazônica).
Enquanto isso, o Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente contempla três naturezas de premiação: a primeira busca a identificação de projetos com abordagem integrada, mas com o potencial de transformação da realidade socioeconômica; a segunda conta com as iniciativas de suporte ao desenvolvimento regional, tendo como compromisso estimular o desenvolvimento de projetos inovadores na Amazônia Legal; e a terceira reconhece empresas que contribuem para o desenvolvimento sustentável da região.
Podem se inscrever pessoas de todas as ocupações, de qualquer parte do Brasil e do exterior, desde que estejam diretamente relacionadas com o desenvolvimento da região amazônica. Os prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente recebem apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), das Federações de Indústrias da Região Amazônica e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
Ainda na oportunidade, este ano serão homenageados:
- 70 anos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra);
- 30 anos da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier);
- 10 anos da Panamazônia;
- Desenvolvimento das vacinas de combate ao novo coronavírus distribuídas no Brasil.
Fique atento(a) às datas e se inscreva! As inscrições terminarão no dia 30 de setembro de 2021; e o julgamento ocorrerá em 26 de novembro, com outorga a ser realizada em 17 de dezembro deste ano. Confira mais informações no site: http://amazonia.ibict.br/