As cifras e a ficção: 10 filmes e séries sobre dinheiro que você não pode deixar de assistir

O isolamento social pode ser um ótimo momento para aprender a fazer a gestão das suas finanças. E uma das boas opções de aprendizado é assistir a filmes e séries sobre dinheiro!

Muitas destas produções abordam tópicos específicos, como finanças e gestão financeira, questões muito relevantes para o momento atual. 

Segundo estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 67,1% das famílias estão endividadas no Brasil e a fatia de lares com contas em atraso subiu para 25,4%, chegando ao maior nível desde 2017.  

Pegando o gancho nisso, nós fizemos uma seleção bem legal com 10 sugestões de filmes e séries sobre dinheiro que vão ajudá-lo a entender mais sobre o universo das cifras. Acompanhe na sequência!

1. Billons

Começamos as nossas dicas com Billions, uma série da Netflix cuja narrativa gira em torno do conflito entre  Boby “Axe” Axelrod, um bilionário dono de uma corretora, e Chuck Rhoades, um promotor de Nova York que aspira conquistar espaço na carreira política. 

Não se trata de uma série com embate entre mocinho e bandido, já que os dois personagens têm lados bons e ruins. A ideia é mostrar as estratégias dos dois protagonistas dentro do contexto de mercado de capitais. 

Neste contexto, vale destacar que a realidade do mercado financeiro é retratada de uma forma bem acessível para o público. Portanto, é uma série sobre dinheiro que você não pode deixar de assistir. 

2. A Grande Aposta

Outro produção que retrata o cenário de finanças é o filme A Grande Aposta. O longa se passa no contexto da crise financeira de 2008, que teve impactos na economia de vários países, principalmente em função da quebra do famoso banco americano Lehman Brothers.   

Na história, um  corretor descobre que grandes empresas estão usando seus fundos para ir contra o mercado, pegando carona na iminente quebra do sistema imobiliário dos Estados Unidos. 

Neste contexto, ele e dois iniciantes na bolsa de valores vão atrás de um guru em investimentos para obter mais rentabilidade em meio à crise. 

A ideia é mostrar o comportamento das pessoas uma bolha financeira, que apresenta possibilidades de ganhar dinheiro rápido, embora com alto risco.

3. Suits

Contando com oito temporadas na Netflix, a série Suits concentra seus acontecimentos em um escritório de advocacia. 

Em meio ao diálogo dos personagens, os temas relacionados aos clientes corporativos e finanças aparecem com frequência. 

Trazendo uma dose de humor inteligente, a série enfatiza o perfil de carreira profissional dos personagens, suas relações emocionais e como eles se comportam na sociedade em geral.  

4. Wall Street: o Dinheiro Nunca Dorme

O filme conta a história de Gordon Gekko, personagem interpretado pelo ator Michael Douglas, que foi preso por fraudes no ramo financeiro. Entre as penas estão a impossibilidade de voltar a atuar no mercado de capitais. 

Paralelamente, aparece na trama Jacob Moore, um jovem operador da bolsa que namora a filha de Gekko. O rapaz então se aproxima do sogro para obter dicas de como sobressair neste segmento. 

\"\"

5. A negociação

O longa enfatiza a trajetória de um empresário que, pouco antes de vender sua corporação multimilionária, sofre um grave acidente que resulta na morte de uma pessoa. 

Ao longo da trama, o executivo tenta acobertar o fato a todo custo, pois têm receio de que a negociação seja prejudicada. 

A ideia é mostrar o quanto tais situações podem interferir no andamento dos negócios e qual o preço as pessoas estão dispostas a pagar para obter lucro. 

6. Salvando o capitalismo

Trata-se de um documentário sobre economia que aborda a trajetória de um economista e ex-secretário do governo de Bill Clinton. Ele aborda várias questões inerentes a desigualdade de renda e o capitalismo

Além disso, o ex- membro do poder executivo americano enfatiza que as esferas pública e privada têm relações próximas e que isso tem impacto direto na má distribuição do dinheiro que circula no país. Neste contexto, ele aponta quais seriam as soluções para resolver esse problema. 

7. Girlboss

A nossa sétima dica é Girlboss, série que traz como protagonista a personagem Sophia, uma jovem rebelde e anarquista que, sem dinheiro, resolve abrir uma loja de roupas pela internet. 

De forma despretensiosa, ela consegue vender mais que um grande ecommerce do setor. A proposta é mostrar pessoas comuns com o dilema entre investir em um negócio, mesmo vivendo problemas orçamentários.

É uma excelente opção para você enxergar a relação com o dinheiro, não só sob a perspectiva do mercado financeiro, mas diretamente ligado ao cotidiano das pessoas. 

8. O Lobo de Wall Street

O filme tem como protagonista o ator Leonardo DiCaprio e narra a história de um operador de investimento, que têm o objetivo de crescer em uma corretora famosa. 

Porém, o mercado passa por uma grave crise, fato que o obriga a explorar mercados menos cobiçados para alcançar o sucesso que tanto almeja. 

9. The China Hustle

O documentário The Chine Hustle mostra como operações financeiras impactaram negativamente na bolsa de valores em 2008 e continuam a iludir investidores de empresas chinesas. 

Essa é uma produção que demonstra a importância de olhar para o mercado de ações com perspicácia e racionalidade. 

10. Trabalho Interno

Outro filme que repercute a crise econômica de 2008 nos Estados Unidos é Trabalho interno. 

Estrelado pelo ator Matt Damon, ele destaca como o envolvimento de políticos, jornalistas, membros de faculdade e da justiça teve impacto direto no agravamento do cenário econômico, impactando negativamente na vida das pessoas. 

Curtiu a nossa lista de filmes sobre dinheiro? Além de buscar conhecimento na sétima arte, também é válido ir atrás de uma consultoria com especialistas no assunto, visando manter suas finanças equilibradas. Manutenção da saúde financeira é essencial para o seu bem-estar e também para se prevenir contra possíveis imprevistos. 

Visite o site do Banco da Amazônia (https://www.bancoamazonia.com.br/index.php/produtos-servicos/pessoa-fisica/investimentos) e confira a lista de investimentos que você pode fazer para planejar melhor a concretização dos seus sonhos pessoais e colocar em prática seus aprendizado sobre gestão financeira.

× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 17:00 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday