Vai abrir um negócio? Nós temos algumas dicas para você simular financiamento

Você vai abrir um negócio e não sabe por onde começar, ou mesmo como simular financiamento entre tantas opções disponíveis no mercado? 

Não se preocupe!   

Esse tipo de dúvida é bastante comum entre os empreendedores de primeira e até segunda viagem. No entanto, é necessário muita atenção para não embarcar numa furada justamente no momento em que sua empresa precisa de fôlego para crescer. 

Neste artigo, você vai conhecer algumas das várias possibilidades oferecidas pelos bancos e como eles podem se tornar parceiros fundamentais para o seu negócio. Continue lendo! 

Como simular financiamento? 

Para sua comodidade, entenda, a princípio, que você não precisa sair de casa, gastar gasolina e sola de sapato ao visitar banco após banco para tão somente simular financiamento. Hoje em dia, a simulação pode ser feita até no seu celular, com o app apropriado.  

\"\"

No aplicativo, você pode propor apoio de crédito para os principais setores de atividade econômica, como agricultura familiar, empreendimento rurais, reflorestamento, indústria, comércio, serviços e inovação, entre tantos outros.

Lá, basta que você defina dados como: 

  • prazo para pagamento; 
  • valor do crédito a ser liberado;
  • segmento; 
  • capital de giro, investimento ou misto (razão do financiamento).

Algumas vantagens em adotar o financiamento 

Além de poder contar com a orientação e expertise de um time que entenda qual a melhor hora e circunstância para você abrir o seu negócio – o que é fundamental para saber se a sua ideia tem futuro – uma linha de financiamento também traz algumas vantagens que pavimentam a trajetória do empreendedor. 

Vamos ver quais elas são, independentemente do porte da sua empresa?

  • Investimento que pode vir a ser associado ao seu capital de giro;
  • Bônus especial para adimplência que incide sobre os componentes prefixados da taxa;
  • Algumas instituições praticam isenção do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras); 
  • Prazos diferenciados e estendidos por até 36 meses (para o microempreendedor individual);
  • entre muitos outras! 

Mas o que devo levar em consideração na hora da análise? 

Ao analisar prazos e condições, é importante ter em mente qual a sua necessidade de crédito.

Parece simples, mas muitas propostas são descartadas pelos bancos quando não está claro para que você precisa de financiamento: você vai investir em maquinário ou matéria-prima? Precisa de uma infraestrutura física no primeiro momento? 

Além de responder a todas essas perguntas, é altamente recomendável pesquisar linhas e bancos que apresentam a proposta mais viável de acordo com o seu plano de negócios.  

Mas ainda é importante destacar que as linhas de crédito e financiamento não atendem apenas aos empreendimentos que ainda não saíram do papel.

Elas podem auxiliar inclusive o dia a dia das empresas, oferecendo, por exemplo, a modalidade de capital de giro parcelado, contando com parcelas pré ou pós-fixadas, em até 60 meses (em se tratando de empreendimentos de médio ou grande porte). 

Vai abrir um negócio? Seja realist na hora das simulações? 

Segundo um famoso levantamento do Sebrae, uma a cada 4 empresas fecha antes de completar dois anos de atividade no Brasil. Um dado alarmante que demonstra a importância de um plano de negócios sólido e próximo da realidade.

Lembre-se sempre de que o financiador não cria as oportunidades, apenas as viabiliza, e durante a abertura do negócio, você também deve aplicar um capital inicial considerável!

E um provocador de tantos fechamentos precoces no mercado é, além da falta de planejamento, tanto estratégico como de marketing, a incapacidade de arcar com o próprio financiamento, muitas vezes viabilizado por instituições suspeitas, que desconhecem o segmento de atuação do empreendedor e praticam taxas que estrangulam o negócio em médio prazo.

Atenção redobrada para a taxa de juros praticada 

Depois de simular financiamento e escolher seu parceiro/financiador, é importante que você jamais pegue um crédito que apresente a taxa de juros maior que a rentabilidade estipulada para o seu tipo de negócio e segmento.

Essa é uma forma bastante simples para identificar, de antemão, se os juros praticados pelo banco são (ou não) altos para o empreendimento. 

Afinal, quais as melhores dicas e oportunidades para quem quer ter um negócio sustentável? 

Saiba que você não precisa “inventar a roda” na hora em que for buscar um parceiro para financiar o negócio dos seus sonhos.

Se compreende exatamente no que pode e deve investir, tem um planejamento estratégico de crescimento traçado e entende que a inadimplência não pode ser uma alternativa nesse percurso, todas as cartas estão na mesa.

Portanto, além de conhecer as principais linhas de financiamento disponíveis para o perfil do seu negócio, é imprescindível calcular todos os custos envolvidos na concessão do seu crédito, tais como tarifas e tributos que, normalmente, incidem direta ou indiretamente sobre ele, como é o caso do já citado IOF.

Pense no coletivo 

Para que o seu negócio seja, de fato, sustentável, ele tem que atender interesses muito maiores: não basta aquecer a economia, gerar lucro, renda, empregos e sustento.

É preciso que ele venha a contribuir para o bem-estar coletivo, e isso, você só garante quando aceita consolidar parcerias com instituições que apresentam a preocupação com a sociedade entre os seus valores. Logo, escolher o melhor banco vai muito além de taxas e condições. Pense nisso!  

Bom, e agora que você certamente encontrou a solução para diversas dúvidas sobre como simular financiamento, basta encontrar uma instituição que venha não só ajudar nessa etapa importantíssima, mas atuar como uma parceira no impulsionamento dos seus resultados. 

O Banco da Amazônia, por exemplo, dispõe de linhas de financiamento ideais para micro e pequenos empreendedores, com a vantagem de contar com um time de especialistas que realmente entende do seu segmento.

Agende uma visita e conheça outros produtos e serviços que também poderão auxiliá-lo rumo ao sucesso.    

× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 17:00 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday