Dez dicas para montar sua horta de base ecológica

Você já pensou em começar a sua própria horta, mas desistiu por achar complexo ou trabalhoso demais?

Para te ajudar a colocar esse plano em prática, trouxemos 10 dicas simples de como montar, organizar e manter uma horta de base ecológica, que pode ser feita em sua casa, apartamento ou até mesmo em seu terreno produtivo.

As hortas ecológicas têm ganhado cada vez mais força, já que elas trazem diversos benefícios para a nossa saúde e alimentação, além de ajudarem na preservação do planeta e de serem uma excelente atividade de lazer.

Então confira as nossas 10 dicas acessíveis de como montar a sua própria horta ecológica:

1. Plante espécies intercaladas

Para melhorar o uso do solo, é interessante misturar, no mesmo canteiro, espécies com características diferentes, como plantas que produzem frutos com plantas que produzem folhas ou plantas que produzem flores com plantas que produzem raiz.

2. Use plantas companheiras

Certas plantas gostam da companhia de outras, fazendo com que o crescimento de ambas seja mais acelerado e eficiente. Alguns exemplos de grupos de plantas companheiras:

  • Tomate, pimentão ou berinjela + alface ou chicória;
  • Abóbora, pepino, chuchu ou melão + feijão ou ervilha + milho;
  • Alface ou chicória + cenoura ou rabanete;
  • Berinjela + feijão;
  • Beterraba + couve ou salsão;
  • Cenoura + alface ou tomate;
  • Repolho, brócolis, couve-flor ou repolho + cenoura, beterraba, feijão.

3. Faça rotação de culturas

É muito importante fazer a rotação nos canteiros, ou seja, evitar o cultivo da mesma planta (ou de plantas da mesma família) sempre no mesmo canteiro. Assim, após o tomateiro, não plante pimentão ou berinjela, pois são plantas da mesma família e que são sensíveis às mesmas doenças. Nesse caso, o mais aconselhável é, por exemplo, partir para o plantio de alface, cenoura ou repolho.

Está precisando de crédito para colocar em prática os seus planos para este ano? Então acesse a matéria exclusiva do #BlogdoBasa para conhecer em detalhes sobre Plano de Aplicação do FNO para 2021!

4. Controle de formigas e lesmas

É possível evitar que as formigas se aproximem da horta plantando, ao redor dos canteiros, hortelã ou gergelim, ou simplesmente espalhando carvão moído, farinha de ossos ou até mesmo casca de ovo moído pelas áreas mais atacadas.

Para se livrar das lesmas, a forma mais simples é atraí-las com um pano de estopa embebido em água e leite, colocado à noite ao redor das plantas atacadas. Na manhã seguinte, as lesmas podem ser recolhidas sob o pano e eliminadas.

5. Atenção no manejo da vegetação espontânea

As plantas chamadas de inços, invasoras ou daninhas são geralmente abrigo para uma série de pequenos insetos e aranhas que são inimigos naturais de diversas pragas. Portanto, quanto mais “limpa” for a horta, maior a chance de ela ser atacada por algum inseto. Retire apenas o mato em excesso mais próximo das plantas.

6. Use plantas repelentes

Algumas plantas produzem substâncias químicas que repelem os insetos. Assim, plantas como cravo-de-defunto, crisântemo, arruda, nim, alho, entre outras podem ser cultivadas próximas à horta como forma de prevenção.

7. Use resíduos orgânicos

Grande parte dos resíduos domésticos podem ser utilizados para enriquecer o solo: cinza de fogão à lenha é rica em potássio; e casca de ovo, em cálcio. Estercos de animais e resíduos de corte de grama ou da própria horta podem ser usados para fazer adubo por meio da compostagem ou da minhocultura.

Você gosta do assunto? Então acesse a nossa página dedicada às linhas de crédito voltadas para a agricultura familiar.

8. Observe as minhocas

As minhocas, além de fazerem húmus, são ótimas indicadoras da qualidade do solo. Quando falta matéria orgânica, quando canteiros ficam muito secos ou quando eles estão encharcados, elas costumam fugir do local, indicando que alguma coisa não está boa.

9. Tenha cuidado nas aplicações

Mesmo sendo naturais, os produtos usados para o controle de pragas e doenças na agricultura de base ecológica também podem ser tóxicos e causar alergias e irritações aos humanos. Previna-se usando sempre os equipamentos de proteção individual, como botas, luvas e óculos.

10. Seja criativo

Cada horta é um local único, com suas características próprias de solo, clima e biodiversidade. O que dá certo em um local pode não dar em outro, por uma série de motivos muitas vezes imperceptíveis. Visite outras hortas ecológicas e troque experiências com os produtores. Mas lembre-se: o importante não é copiar ideias prontas, mas sim adaptá-las à sua realidade.


Quer saber mais detalhes sobre hortas ecológicas e ainda conferir mais dicas gratuitas sobre outros assuntos? Então vá até o site do Embrapa e tenha acesso a diversos conteúdos livres sobre agricultura, pecuária e abastecimento.

× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 17:00 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday