A internet trouxe muitas facilidades. Poder fazer várias coisas por meio de um clique e do conforto de casa talvez seja a melhor delas. Mas, com isso, também ficou muito mais fácil para indivíduos mal intencionados e bandidos praticarem golpes e enganarem centenas de pessoas ao mesmo tempo.
Segundo a empresa de segurança NordVPN, desde o início da pandemia, houve um aumento de 400% em golpes praticados pela internet — principalmente o phishing, em que o golpista finge ser uma pessoa ou empresa para conseguir dados dos usuários. Somente usando nomes de bancos e instituições financeiras, ocorreu um aumento de 44% nesses golpes, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Para evitar cair em golpes na internet, é necessário conhecer as principais abordagens e formas de contato dos “bandidos”. Assim, é possível ter a atenção redobrada para tais situações. Casos como aquela promoção tentadora — de um produto ou serviço que você sabe que custaria bem mais do que o valor anunciado — têm grandes chances de ser um golpe.
Conheça os exemplos mais comuns de abordagem e táticas para aumentar sua segurança e evitar cair nessa cilada:
1 – Não revele ou compartilhe dados pessoais para quem não conhece;
2 – Nunca clique em links desconhecidos;
3 – Verifique se a loja existe antes de comprar;
4 – Tenha cuidado com os compartilhamentos nas redes sociais;
5 – Não adquira ou negocie empréstimos ou outras situações financeiras com contatos e e-mails desconhecidos;
6 – Sempre que estiver em dúvida, finalize a chamada ou conversa e entre em contato com o canal de atendimento oficial da instituição ou empresa.
Seguindo essas dicas, ficará muito mais difícil para esses bandidos praticarem seus golpes com você.
Em caso de dúvida sobre a veracidade ou não de um contato do Basa, entre em contato com seu gerente ou acesse o nosso site: https://www.bancoamazonia.com.br/index.php/o-banco/seguranca