BASA Atinge oito décadas com Recorde de Aplicações em Crédito de Fomento

Mudar vidas, transformar negócios, gerar empregos, concretizar sonhos, desenvolver a região amazônica e garantir recursos para as gerações futuras. Estas são algumas das ações realizadas pelo Banco da Amazônia ao longo da sua existência. A instituição, que é a responsável por mais de 64% do crédito de fomento econômico regional, braço forte do governo federal na região, completa 80 anos no dia 09 de julho e celebra a marca recorde de mais de R$ 75 bilhões de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) aplicados desde a criação do FNO, em 1989, para mais de 754 mil operações.

O agricultor Antônio França, morador da cidade de Rurópolis-PA, produtor rural que teve a vida transformada após receber crédito do Basa. “A nossa principal atividade é a criação de gado em propriedade pequena familiar. O financiamento ajudou a multiplicar a renda na propriedade, tornando produtivo, abrindo portas, para que cada dia mais tenhamos sucesso”, disse o agricultor. Ele começou a trabalhar com os pais, depois se identificou no ramo da agricultura e pecuária, dando continuidade ao trabalho da família.

De acordo com o presidente do Basa, Valdecir Tose, a Instituição hoje está com o foco em uma Agenda Ambiental, Social e de Governança (ASG) com maior robustez por isso a Instituição vem lançando linhas verdes, especialmente com recursos do FNO, que neste ano, serão disponibilizados mais de R$ 8,6 bilhões. “Estamos dando ênfase às linhas de crédito voltadas para inovações verdes como captação de água, certificações ambientais e utilização de energia renovável. No caso da agricultura, aqueles que fazem plantio direto, que fazem rotação de cultura, todos esses que atendem princípios legais, mais os adicionais de sustentabilidade”, informou.  

“O Banco não atua apenas ofertando crédito e desenvolvendo a Amazônia no aspecto econômico, a Instituição também amplia sua responsabilidade socioambiental, através de programas corporativos, políticas socioambientais, de patrocínios, ações de voluntariado”, explicou o presidente.  

“Trabalhar num banco como este, é recompensador, pois a gente sabe que está tocando a vida das pessoas de um modo especial”, avaliou.

Comemorações

Para marcar as celebrações dos 80 anos da instituição, foram organizadas ações voltadas para a sustentabilidade da região como a plantação de 80 mil mudas e sementes de árvores típicas da Amazônia, promoção de passeios de balões em pontos turísticos de cada capital da Amazônia a clientes, parceiros e pessoas interessadas, culto ecumênico, concurso entre colaboradores de poesia e mostra cultural de empregados.

De acordo com o secretário executivo, Alcir Erse, a programação para celebrar os 80 anos é extensa e vai durar até julho.

Histórico

Fundado em 9 de julho de 1942 como Banco de Crédito da Borracha, o Basa nasceu a partir de um acordo entre Brasil e Estados Unidos para suprir os países aliados durante a Segunda Guerra Mundial. Passou a ser chamado de Banco da Amazônia na década de 60, quando assumiu o papel de agente financeiro da política do Governo Federal para o desenvolvimento da Amazônia Legal. A programação completa sobre o aniversário de 80 anos do Basa estará nas redes sociais da Instituição.

× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 17:00 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday