Foi formalizada a parceria entre o Banco da Amazônia e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) por meio da assinatura do Termo de Compromisso, na última quinta-feira, 28, destinando um montante de 80 milhões de euros, o equivalente a 400 milhões de reais, para impulsionar iniciativas voltadas para a bioeconomia e sustentabilidade na região amazônica.
O presidente do Banco da Amazônia, Luiz Lessa, destacou a importância histórica desse acordo, sendo o primeiro convênio de repasse internacional da instituição. Lessa ressaltou que esse acordo reafirma o compromisso do Banco com o desenvolvimento sustentável da Amazônia e a geração de emprego e renda na região.
O Banco da Amazônia já financia uma variedade de projetos na região, incluindo bioeconomia, transição energética, transporte e infraestrutura, todos voltados para melhorar as condições socioeconômicas da área e da população local. Lessa enfatizou que os 400 milhões de reais provenientes desse acordo se somarão aos recursos já disponíveis, ampliando a capacidade de investimento do Banco na Amazônia.
Samara Farias, gerente interina de Desenvolvimento Sustentável do Banco da Amazônia, explicou que a instituição tem atuado como integradora de iniciativas para promover o desenvolvimento da região amazônica, cumprindo sua missão de captar recursos para investir na Amazônia e em seu povo.
Os recursos provenientes desse acordo serão direcionados para atividades produtivas sustentáveis, integradas com a natureza e em conformidade com a biodiversidade da Amazônia. Farias enfatizou que os investimentos serão realizados em setores como bioeconomia, saneamento e infraestrutura, visando beneficiar diretamente pequenas e médias empresas atuantes na região.
A assinatura deste acordo ocorreu durante a visita oficial do Presidente francês Emmanuel Macron ao Brasil. Os detalhes específicos sobre a cooperação para o financiamento da bioeconomia na Amazônia Legal foram definidos, abrindo caminho para o início das operações a partir do segundo semestre de 2024.
Esta iniciativa está alinhada com a Declaração de Alto Nível Brasil-França sobre Mudanças Climáticas e com os compromissos estabelecidos no roteiro franco-brasileiro sobre bioeconomia e florestas tropicais. A assinatura deste acordo entre a AFD e o BASA ocorre um ano antes da COP30 no Brasil.
As assinaturas ocorreram em dois momentos distintos: o primeiro no Palácio do Planalto, durante uma série de acordos entre órgãos do governo e ministérios; o segundo, na sede da Agência Francesa, com a presença do diretor regional Brasil Cone Sul da AFD, Dominique Haubergue.