Agricultura Familiar: saiba como funciona este setor no Brasil

A agricultura familiar cumpre um papel essencial na alimentação de várias famílias no Brasil. A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece a importância desse setor, afirmando que 80% da alimentação do mundo vem da produção rural. 

Tais números só demonstram a relevância destes produtores para o bem-estar de várias pessoas ao redor do planeta. 

Por isso, esse post vai mostrar como funciona a agricultura familiar no Brasil, quais as melhores formas de aderir à prática e dicas de planejamento para quem se interessa. Vamos lá?

O que é agricultura familiar?

Trata-se de um processo de cultivo da terra que é administrado pela família, cuja proposta é que os membros dela sejam os responsáveis pela mão de obra. A produção é feita em pequenas propriedades e a ideia é garantir o abastecimento do produtor rural e ao mercado interno do Brasil. 

Em solo brasileiro, a prática possui amparo na Lei nº 11.236, que define as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. 

Neste contexto, o status de agricultor familiar é atribuído a quem executa atividade rural em área inferior a quatro módulos fiscais, emprega familiares na equipe responsável pela mão de obra e possui renda vinculada a atividade. 

O módulo corresponde a uma unidade definida em hectares e seu valor é definido pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), respeitando alguns parâmetros como tipo de exploração da terra, valor da terra obtida e o conceito de propriedade familiar.

Qual impacto da agricultura familiar no Brasil?

De acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a atividade no Brasil conta com a participação de 4,4 milhões de famílias e responde pela renda de aproximadamente 70% da renda dos brasileiros no campo.

Além disso, o Censo Agropecuário de 2018 nos mostra que o setor responde pela produção dos seguintes alimentos no Brasil: 

  • 70% do feijão;
  • 34% do arroz;
  • 87% da mandioca;
  • 46% do milho;
  • 38% do café;
  • 21% do trigo;
  • 60% do leite;
  • 59% do rebanho suíno;
  • 50% das aves;
  • 30% dos bovinos.

Quais as melhores práticas de agricultura familiar?

Existem algumas premissas básicas para obter êxito como produtor rural. Confira alguns parâmetros essenciais!

Planejamento

Antes do pontapé inicial de um projeto, é fundamental organizar quais serão os passos a serem executados.

Essa regra também é imprescindível em agricultura familiar, pois planejar possibilita conhecer bem o seu segmento de atuação para aplicar a estratégia mais eficaz, visando obter bons resultados no seu negócio.

Lucro sustentável

É muito importante saber extrair receita do trabalho com a terra sem prejudicar o meio ambiente. Por isso, o plantio, a colheita e o respeito a terra devem caminhar juntos, buscando consolidar um negócio próspero e sustentável. 

Neste contexto, a dica é estar atento a exploração agrícola que tenha viabilidade econômica e ambiental. Utilizar o terreno de forma consciente e planejada é uma ótima forma de evitar desperdícios e elevar o custo de produção. Pense nisso!

Gestão otimizada

Além de planejamento e sustentabilidade, investir em tecnologia para melhorar o gerenciamento dos processos no dia a dia é fundamental. Isso passa por ter controle por fluxo de caixa e detalhes técnicos, visando proporcionar uma gestão mais produtiva e eficiente para seu negócio.

É aqui que o pequeno produtor pode contar com tecnologias que vão ajudá-lo neste processo.

Atualmente, existem softwares capazes de ajudá-lo em várias demandas como organização de insumos, logística, negociações e fiscal, levantamento de preços, entre outros aspectos.

Vantagens da agricultura familiar

Além das dicas de como implementar um eficiente sistema de produção rural, é essencial conhecer quais os benefícios deste segmento. Nós listamos alguns deles para você. Veja só!

Produção sustentável

Além de ter relevante impacto econômico no Brasil, sendo responsável por 38% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, a agricultura familiar potencializa práticas sustentáveis como diversidade do cultivo e preocupação com preservação dos recursos naturais e do solo. 

Na maioria das vezes os empreendedores do campo, não usam agrotóxico em seus processos, priorizando os alimentos orgânicos, contribuindo assim para a saúde da população.

Preservação da identidade territorial

Por ser uma atividade que têm como premissa a origem familiar, ela acaba fortalecendo a identidade de uma determinada região. Assim, as raízes de uma determinada localidade são preservadas, valorizando a cultura local e seus princípios.

Auxílio no combate à fome

A agricultura familiar não deixa de ser uma política de combate à  fome, já que contribui para democratizar o acesso a alimentação, além de gerar emprego e renda para uma significativa parcela da população.

Isso combate o êxodo rural, demonstrando que é possível ter uma vida digna e sustentável no campo, proporcionando a essas pessoas bem-estar e qualidade de vida.

Crédito fácil

O Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) é um mecanismo capaz de flexibilizar o acesso ao financiamento por parte dos produtores. Deste modo, o programa viabiliza várias linhas de crédito, respeitando as particularidades de cada produtor rural. 

A proposta é fortalecer o sistema produtivo nestas localidades, fazendo com que ele faça parte de toda a infraestrutura do agronegócio, além de potencializar o aumento da renda dos trabalhadores.

Quais os desafios da agricultura familiar?

É fato que o setor têm inúmeros pontos positivos, porém existem ainda alguns percalços a serem vencidos no setor. Confira!

Atrativos para que jovens que fiquem no campo

O êxodo que fez parte da história do ambiente rural em anos anteriores, fez com que muitos jovens não quisessem trabalhar no campo, o que é uma realidade até hoje. Por isso, investimentos em tecnologia e condições atrativas de trabalho são medidas interessantes para mudar esse cenário.

Cooperação entre agricultores

Além de lançar olhos para o crescimento e lucratividade, os produtores rurais precisam fortalecer seus laços, com o intuito de reivindicar direitos e viabilizar melhores condições para o crescimento do setor em âmbito nacional.

Conclusão

Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre como financiar um projeto de agricultura familiar e prosperar no meio rural? 

Então, não perca tempo e entre em contato com um dos nossos consultores e saiba mais sobre as nossas linhas de crédito. Temos as condições mais adequadas às suas necessidades do dia a dia.

× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 17:00 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday