AGÊNCIA CAPANEMA/PA CONTRATA OITO OPERAÇÕES COM RECURSOS DO PRONAF MULHER

Só na microrregião do Rio Caeté, no nordeste do Pará, o Banco já beneficiou 710 mulheres através do programa
A agência Capanema/PA contratou mais oito operações com recursos do Pronaf Mulher, dentro do programa Amazônia Florescer Rural, somando R$ 40 mil só no município. Ao todo, o Banco já beneficiou 710 mulheres pelo programa neste ano.
De acordo com o coordenador Amazônia Florescer Rural, Gabriel Oliveira, o programa é voltado para famílias de baixa renda e estimulam atividades econômicas que variam de corte e costura até plantação de hortaliças. \”O crédito dá suporte para que essas mulheres tenham renda, movimentando a economia da região e proporcionando dignidade para as famílias\”, comentou.
Ao todo, são 1.800 famílias beneficiadas pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na região da jurisdição de Capanema/PA, sendo 710 mulheres.
A produtora rural Edilene da Silva foi uma das contempladas do programa. Ela se diz esperançosa e conta que tudo que produz na lavoura, vende na cidade. \”Tudo que produzimos na lavoura, a gente vende aqui na cidade mesmo, eu estou muito esperançosa. Eu estou começando a preparar o terreno para meu próximo cultivo\”.
O Programa Amazônia Florescer
As contratações foram realizadas pelo Programa Amazônia Florescer Rural, que atende famílias de agricultores enquadrados na linha B do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) utilizando a metodologia Programa de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO).
Na operacionalização do Amazônia Florescer, o Banco da Amazônia conta com a parceria da Associação de Apoio à Economia Popular da Amazônia, que dispõe de assessores de microcrédito rural, prestando orientação técnica e administrativa para tais comunidades.
Abrangência da agência Capanema
A agência de Capanema/PA fica localizada na microrregião do Rio Caeté e além de Capanema/PA, atende mais 15 municípios.
De acordo com o site da Imprensa oficial do Estado do Pará (IOEPA), a microrregião do Rio Caeté é localizada na região Nordeste do Pará e é entrecortada pelas rodovias BR-316 e BR-308. Abrange uma área de quase 17 mil quilômetros quadrados, o que representam 1,5% da área total do Pará.
A população da região de integração, em 2014, foi estimada em 494 mil habitantes, correspondendo a 6% do total do Estado. Bragança é o município com o maior contingente de pessoas, com 120 mil (24%), seguido por Capanema com 66 mil (13%) e Viseu 59 mil (12%), juntos concentram 49% da população da região (245 mil habitantes). A taxa de crescimento populacional entre 2010 e 2014, foi de 5,35%, abaixo da média estadual (6,91%).

× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 17:00 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday