Ação de Crédito do Pronaf Floresta beneficia clientes no Marajó

Mais de 20 famílias da cidade de São Sebastião da Boa Vista na ilha do Marajó foram beneficiadas pelo Pronaf-Flotesta, linha do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) do Banco da Amazônia (Basa).

A ação, denominada FNO Itinerante, foi promovida pela agência Pedreira-Belém (PA) e tem a missão de alcançar 100% dos municípios da Região Norte. A escolha deste município, de acordo com o gerente geral da agência, Liércio Silva, ocorreu pela internalização de propostas pela Emater e outras Assistência Técnica e Extensão Rural que prestam extensão rural ao Marajó.

O Crédito aplicado tem a missão de gerar renda e emprego na região, é o que diz o gerente Liércio Silva. \”O Basa adota toda verificação de regularidade ambiental com o objetivo de melhorar a qualidade de vida através de projetos economicamente viáveis\”.

O supervisor de microcrédito da agência, João Lobato, responsável pela ação de crédito, acredita que o Pronaf Floresta impacta diretamente na renda familiar, pois é dessa renda que os beneficiados sobrevivem.

O agricultor Joferino Freitas Freire é um dos beneficiados da ação. Ele tinha o sonho de ampliar o manejo de açaí no seu sítio, porém encontrava uma grande dificuldade para ter acesso ao crédito. \”Precisava de apoio para crescer a produção, a renda da minha família depende da venda de açaí, do nosso trabalho, estou muito satisfeito em conseguir esse apoio\”, comentou.

Com o Pronaf Floresta, o produtor pode ter linha de crédito para atividades referentes a sistemas agroflorestais, exploração extrativista ecologicamente sustentável, plano de manejo e manejo florestal, incluindo-se os custos relativos à implantação e manutenção do empreendimento, recomposição e manutenção de áreas de preservação permanente e reserva legal e recuperação de áreas degradadas, para o cumprimento de legislação ambiental, e enriquecimento de áreas que já apresentam cobertura florestal diversificada, com o plantio de uma ou mais espécie florestal, nativa do bioma.

Recorde

O Basa bateu recorde de contratações para a agricultura familiar em 2021 no estado do Pará. Foram mais de R$ 235,80 milhões para mais de 8.600 agricultores pertencentes ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os recursos foram aplicados por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e foi considerado um recorde nos últimos seis anos e quase o dobro do que foi aplicado em 2020, cujo valor foi R$ 125,32 milhões.

O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além de linhas específicas em atendimento a igualdade e oportunidades produtivas.

× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 17:00 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday